Job-Shadowing
Capital da Macedónia do Norte
Capital da Macedónia do Norte
Observação de boas práticas
No projeto L4F! estão previstas duas atividades de job-shadowing:
-
OOU Lazo Angelovski, Skopje - Macedónia do Norte;
-
Grund und Gerneinsschaftsschule, Ponitz - Alemanha.
A observação das boas práticas centrar-se-á na área das tecnologias, dos métodos de ensino inovadores, da inclusão e da gestão escolar. A presença nestas instituições permitirá ainda conhecer sistemas de ensino europeus distintos.
Das atividades inicialmente previstas para maio e junho de 2020, devido à COVID19, realizou-se em maio de 2022 a atividade a OOU Lazo Angelovski, Skopje - Macedónia do Norte.
Entretanto, apesar do mundo quase ter parado com a Pandemia, as escolas não pararam. Assim, realizou-se uma atividade de job-shadowing virtual (à distância) com a escola OOU Lazo Angelovski, Skopje - Macedónia do Norte
Job-shadowing virtual Portugal/República da Macedónia
Entre os dias 12 e 16 de abril, de 2021, a equipa coordenadora do projeto Erasmus + KA1 – “Learning 4 Future” (L4F), dinamizou um job-shadowing virtual com docentes da escola OOU “Lazo Angelovsky”, Skopje, no âmbito do respetivo projeto europeu, “New kind of Bridges – Out of the Box”.
Ao longo da semana, as docentes portuguesas discorreram sobre vários temas e deram a conhecer boas práticas do AESA, num espírito de colaboração e partilha com as congéneres macedónias.
Dia 1 - Após a viagem cultural levada a cabo virtualmente, através da apresentação de curtos vídeos sobre Portugal, o Barreiro e o Agrupamento de Escolas de Santo André, a docente Dulce Ferreira deu início aos trabalhos, procedendo a uma rigorosa, completa e, dir-se-ia, visionária apresentação sobre o Sistema educativo português, o AESA, a Escola que temos e a que desejamos construir. A sessão culminou com uma profícua troca de impressões sobre os Sistemas de ensino dos dois países, enumerando-se semelhanças e diferenças.
Dia 2 – No dia 13, foi a vez da professora Laura Maria entrar em ação e revelar todo o seu saber e experiência acerca da metodologia CLIL (Content and Language Integrated Learning), explicitando em que consiste e quais os objetivos e competências a desenvolver. Acrescente-se que a exposição foi acompanhada de exemplos concretos que promoveram a participação ativa das colegas da República da Macedónia.
Dia 3 – Neste dia, a condução do job-shadowing pertenceu novamente à docente Dulce Ferreira que abordou temáticas tão atuais como a literacia digital, a programação, as tecnologias de comunicação e informação, a ciência e o pensamento computacionais, assuntos que permitiram perceber o caminho traçado pelos dois Sistemas educativos em análise.
Dia 4 – Ao quarto dia de formação o tema foi o ensino bilingue, no primeiro ciclo. Esta matéria foi divulgada de modo muito aliciante pela professora Laura Maria que pôde partilhar a sua enriquecedora prática junto dos mais pequenos, a qual ficou marcada por muitas canções, imagens, diversão e sucesso.
Dia 5 – No quinto e último dia de partilha internacional, online, a dinamização do encontro coube à docente Maria Dias e o mesmo incidiu sobre o uso de ferramentas digitais na sala de aula e as suas potencialidades numa aprendizagem interativa, participativa e cada vez mais centrada nos alunos. Trocaram-se experiências sobre a utilização do Quizziz, do Wakelet, do Mentimeter, do Padlet, do Popplet, do Flipgrid…
Desta forma se concluiu uma semana de intenso trabalho durante a qual se salientou a colaboração, a partilha e a comunicação em língua inglesa e se lançaram as sementes de um novo encontro, que se espera in loco, na República da Macedónia.
Dear colleagues, wait for us…