Cursos de Língua Inglesa
Dublin, 21 a 25 outubro 2019
Entre os dias 21 e 25 do mês de outubro, as professoras Dulce Ferreira e Maria Manuel Dias frequentaram, no Linguaviva Centre, a mais antiga e galardoada escola de língua inglesa da chuvosa, mas atraente cidade de Dublin, um curso de inglês que lhes permitiu aprofundar os seus conhecimentos da língua, sobretudo, ao nível da conversação e da fluência. O curso incluiu atividades de gramática e de desenvolvimento do léxico, exercícios de pronúncia, ritmo e entoação, leitura, escrita e, ainda, momentos de atualidade e de cultura irlandesa.
A par das aulas de inglês, as docentes traçaram um programa cultural que abrangeu diversas visitas, nomeadamente, ao Trinity College, fundado em 1552 pela rainha Elisabete I, famoso por nele se terem licenciado Swift, Goldsmith, Wild e Beckett e por possuir a mais longa biblioteca do mundo, com 200 000 livros antigos; ao Garden of Remembrance, dedicado à liberdade irlandesa; à Dublin’s City Hall, exemplo de arquitetura georgiana; aos parques St. Stephen’s Green e Merrion Square, onde se pode encontrar a realista estátua de Oscar Wilde; ao Monument of Light – The Dublin Spire – a mais alta escultura do mundo (121.2 m), entre outras.
Foram dias atmosfericamente frios, mas calorosos em termos de conhecimento linguístico, histórico e cultural que conquistaram as professoras e as trouxeram de volta ao AESA, indubitavelmente, a saber mais Inglês e com vontade de continuar a aprendê-lo!
Dulce Ferreira
Maria Manuel Dias
Dublin, 1 a 6 de maio 2022
Em maio de 2022 foi a vez de uma assistente técnica e de uma assistente operacional, Susana Quina e Céu Graça, respetivamente, irem a Dublin frequentar o curso de língua inglesa. Ambas consideraram a experiência bastante enriquecedora, quer pelo curso em si, quer pela vivência cultural que tiveram oportunidade de usufruir.
Em relação ao curso frequentado consideraram que este foi uma grande mais-valia para a melhoria da sua proficiência linguística, tendo em conta as funções que ambas desempenham no Agrupamento, de atendimento à comunidade educativa, com um número crescente de estrangeiros.